NOTÍCIAS

28 Dezembro, 2017

Cinco Tendências em Tecnologia para Desenvolvimento e Fabricação para 2018

A maneira que os fabricantes gerenciam informações ao longo do ciclo de desenvolvimento e fabricação está mudando drasticamente, e já faz alguns anos.

A Internet das Coisas (IoT) está ajudando a acelerar a inovação durante o ciclo de desenvolvimento e fabricação, permitindo que os fabricantes possam receber informações dos produtos do campo e utilizar estas informações para melhorar as novas versões dos produtos.

Com objetivo de serem mais competitivos os Fabricantes vão ter que incorporar novas tecnologias e capacidades.

A seguir selecionamos 5 tendências que os fabricantes devem avaliar e incorporar em seu processo de desenvolvimento e fabricação.

  1. Realidade Aumentada para Revisão de Projetos (Design Review)

Thingworx Studio Caterpillar

Os times estão ficando mais distribuídos geograficamente, a mobilidade permite que os times de desenvolvimento estejam mais focados no campo, nos clientes e em desenvolvimento de fornecedores. Com esta nova dinâmica fica mais difícil que todos os envolvidos no desenvolvimento e fabricação possam interagir de forma eficiente.

Utilizando a Realidade Aumentada (AR), os times podem visualizar, interagir e prover feedback do desenvolvimento de produtos de qualquer ponto, em qualquer horário. A RA permite que se possa imergir no modelo 3D de forma simples e eficiente, a visualização e interação permite novos feedbacks que podem ser coletados e gerenciados para apoiar a melhoria do processo de desenvolvimento e fabricação.

  1. IoT em novos Produtos, transformando as práticas de desenvolvimento.

IoT PTC

O Mercado está clamando por produtos mais avançados. Produtos inteligentes e conectados, proporcionados pelo IoT Internet das Coisas.

De forma a atender a expectativa do Mercado, os fabricantes precisam transformar a maneira de desenvolver produtos e incorporar IoT em seus produtos.  

As informações de produtos detalhadas em um desenho 2D CAD não são mais suficientes. Os Fabricantes terão que ser mais organizados em seu processo de desenvolvimento e fabricação, além de incorporar tecnologias IoT em seus produtos.

Ter um Sistema PLM permite o fundamento para obter vantagens nas novas tecnologias e desafios de produtos.

Por consolidar todas as informações de produtos em um único Sistema (PLM), com um acesso simples e efetivo destas informações a todos os participantes do processo de desenvolvimento e fabricação, e finalmente obter um produto totalmente digital, dará aos fabricantes a capacidade única de incorporar novas tecnologias (IoT) de forma segura e efetiva.  Como PLM será possível passar para um nível superior de gestão do produto, como conceito de Multi-BOM (Bill of Material). 

  1. Digitalização

Windchill Digitalização

As informações de produtos são o maior valor das empresas. Com produtos sendo vendidos e indo para o campo, estas informações são ainda mais valiosas no dia a dia dos fabricantes. Contudo, muitas empresas ainda não possuem um sistema de Gestão do Ciclo de Vida e Informações de Produtos, literalmente as informações ainda estão em silos fechados na Engenharia ou na Produção. Os produtos e eventualmente serviços podem ser melhorados e se tornarem mais competitivos para a empresa, apenas com a acesso e colaboração dos times internos e externos as informações corretas de produtos.

Com a digitalização do processo de desenvolvimento, os colaboradores da organização terão acesso simples e eficiente as informações de produtos para tomada de decisões na Engenharia, Processos ou Fabrica.

A Digitalização também garante a padronização e as regulações da indústria em todo o ciclo de vida do produto. Isto é chave para as indústrias que são demandadas pela ISO ou por Regulatórios, tais como Médica, Farma e Automotiva.

  1. PLM e Digital Twin

PTC Creo Digital Twin

Ter uma conexão que permita avaliar continuamente como um produto está se comportando no campo, permitirá aos fabricantes ter informações valiosas para tomada de decisões sobre as próximas gerações destes produtos.

Com o Digital Twin, uma definição digital do produto pode ser conectada a uma versão real deste produto. Isto permitirá a interação online destes Gêmeos (Digital Twin), e a geração de informações, indicadores de sensores e geração de analíticos valiosos para impactar positivamente a nova geração de produtos.

O objetivo é que o gêmeo digital possa analisar situações de uso, vendas, garantia, recalls e novas oportunidades para novos produtos ou produtos melhorados.

  1. PLM em Cloud para início Rápido

Para atingir a excelência no desenvolvimento e fabricação, o PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida de Produtos) será fundamental.

Uma forma de implementar o PLM de forma rápida e com menores custos é utilizar a versão em Cloud do PLM.

Desta forma a empresa poderá ter um início rápido e seguro, com menor nível de investimento.

Esta é uma tendência a ser avaliada e implantada, mas não é uma escolha das empresas desenvolvedoras de produtos, não ter habilidades do PLM em seu ciclo de desenvolvimento e fabricação de produtos.

Para conhecer as tecnologias indicadas neste relatório, entre em contato com o time de consultores da InfoAxis.

infoaxis@infoaxis.com.br 





Campinas - SP (matriz)
(19) 3262-0092 | (19) 3262-1758

São Paulo – SP
(11) 4063 9487

Curitiba - PR
(41) 4063-9488

Joinville - SC
(47) 4063-9486

Porto Alegre - RS
(47) 4063-9486

Belo Horizonte - MG
(31) 4063-9482

Copyright © 2016 InfoAxis. Todos os direitos reservados para InfoAxis.